Ticker

6/recent/ticker-posts

Dominio Espiritual - Comunicação com o mundo espiritual, um dos problemas é que não vemos com quem falamos

Orar a Deus
O DEUS TODO-PODEROSO confiou certas responsabilidades a outras criaturas espirituais. Por exemplo, ele deu o domínio da Terra a Jesus Cristo e designou anjos fiéis para ajudar a dirigir a pregação das boas novas. (Revelação [Apocalipse] 14:6) Mas no caso de ouvir orações é diferente. Ele não delegou isso a ninguém. Elas devem ser dirigidas apenas ao próprio Deus.

Deus é o “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2) Ele ouve e responde nossas orações. Sobre isso, o apóstolo João escreveu a companheiros cristãos: “Não importa o que peçamos segundo a sua vontade, [Deus] nos ouve. Ainda mais, se soubermos que ele nos ouve com respeito àquilo que pedimos, sabemos que havemos de ter as coisas pedidas, visto que as pedimos a ele.” — 1 João 5:14, 15.

Os anjos fiéis não querem que nos comuniquemos com eles ou oremos a eles. Eles entendem e cooperam com Deus no que se refere a orações e, às vezes, estão diretamente envolvidos nelas. De que modo? Bem, quando o profeta Daniel orou a Jeová sobre a desolação de Jerusalém, Deus respondeu sua oração por enviar o anjo Gabriel com uma mensagem animadora. — Daniel 9:3, 20-22.

Mensagens dos mortos?


Devemos tentar nos comunicar com os mortos? Há muitas histórias sobre pessoas que supostamente conversaram com os espíritos dos mortos. Por exemplo, na Irlanda, uma médium espírita procurou uma mulher, afirmando que tinha conversado com Fred, o marido dela, na noite anterior. Mas Fred havia morrido algumas semanas antes. 

A médium contou o que “Fred” havia dito, coisas que a esposa achava que só ela sabia. Assim, parecia fazer sentido concluir que Fred estava vivo no mundo espiritual e que tentava se comunicar com ela por meio da médium. Mas essa conclusão não estaria em harmonia com o que a Bíblia diz claramente sobre a condição dos mortos. — Veja o quadro “Fatos e mitos”.

Então, como se explicam histórias assim? Um modo em que os demônios enganam as pessoas é fingir ser alguém que morreu, nesse caso, Fred. Por quê? Para impedir que elas saibam o que a Bíblia ensina e para enfraquecer sua fé e confiança em Jeová. Sem dúvida, Satanás e os demônios desencaminham as pessoas “com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos, e com todo engano injusto para com os que estão perecendo”. —2 Tessalonicenses 2:9, 10.

Jesus Orando
Se podemos orar ao Altíssimo, que nos ama e se importa conosco, por que oraríamos a outra pessoa?

Com certeza, há médiuns espíritas e pessoas envolvidas com eles que realmente acreditam que estão se comunicando com os que já morreram. Na verdade, caso estejam se comunicando com alguém, esse alguém é um dos espíritos que se opõem a Jeová. Do mesmo modo, há os que acreditam que estão adorando a Deus, mas estão enganados. O apóstolo Paulo foi inspirado a escrever este forte aviso: “As coisas sacrificadas pelas nações, elas sacrificam a demônios, e não a Deus.” — 1 Coríntios 10:20, 21.

Se podemos orar ao Altíssimo, que nos ama e se importa conosco, por que oraríamos a outra pessoa? Afinal, a Bíblia nos assegura: “Quanto a Deus, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele.” — 2 Crônicas 16:9.

Jhero