Ticker

6/recent/ticker-posts

De que forma o bem vence o mal

Arcanjo Miguel

O Rei Davi era um homem bom. Ele tinha profundo amor por Deus, anseio pela justiça e cuidado amoroso pelos menos favorecidos. Mas esse mesmo rei bom cometeu adultério com Bate-Seba, esposa de um de seus homens de confiança. Quando Davi ficou sabendo que ela estava grávida dele, acabou maquinando o assassinato do marido. Chegou a se casar com Bate-Seba numa tentativa de encobrir os seus crimes. — 2 Samuel 11:1-27.
-
É EVIDENTE que o homem tem a capacidade de fazer o bem. Por que, então, pratica tanta maldade? A Bíblia identifica os motivos básicos disso. Revela também como Deus eliminará a maldade de uma vez por todas por meio de Cristo Jesus.
-
Inclinação para o mal
-
O próprio Rei Davi identificou uma das causas do mal. Depois de seus erros terem sido revelados, arcou com a responsabilidade por eles. Arrependido, escreveu: “Eis que em erro fui dado à luz com dores de parto, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Nunca foi do propósito de Deus que as mães concebessem filhos pecadores. No entanto, quando Eva e depois Adão decidiram rebelar-se contra Deus, perderam a capacidade de produzir filhos sem pecado. (Romanos 5:12) À medida que a raça humana foi aumentando, ficou evidente que “a inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade”. — Gênesis 8:21.
-
Se não for controlada, essa inclinação para o mal resulta em
-
 “fornicação, . . . inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas” e outras atitudes corrompedoras, descritas pela Bíblia como “obras da carne”. (Gálatas 5:19-21) No caso do Rei Davi, ele sucumbiu à fraqueza carnal e cometeu fornicação, que resultou em conflitos violentos. (2 Samuel 12:1-12) Ele poderia ter resistido à inclinação imoral. Em vez disso, por ter alimentado seu desejo por Bate-Seba, Davi seguiu o padrão descrito mais tarde pelo discípulo Tiago: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” — Tiago 1:14, 15.
-
Os genocídios, estupros e saques mencionados no artigo anterior são exemplos extremos do que acontece quando as pessoas permitem que os desejos errados controlem suas ações.
-
A ignorância alimenta o mal
-
Paulo vivenciou certas situações que ilustram bem por que as pessoas fazem coisas más. No fim de sua vida, Paulo tinha conquistado a reputação de ser um homem gentil e cortês. Ele havia se dedicado sem reservas ao serviço em prol de seus irmãos cristãos. (1 Tessalonicenses 2:7-9) Antes disso, porém, ele era conhecido pelo nome de Saulo e ‘ameaçava de morte’ os membros desse mesmo grupo. (Atos 9:1, 2) Por que Paulo tolerava e participava nesses atos praticados contra os primeiros cristãos?
-
“Porque eu era ignorante”, disse ele. (1 Timóteo 1:13) Anteriormente, Paulo tinha “zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato”. — Romanos 10:2.
-
Muitas pessoas sinceras, assim como Paulo, praticaram coisas más por falta do conhecimento exato da vontade de Deus. Por exemplo, Jesus alertou a seus seguidores: “Vem a hora em que todo aquele que vos matar imaginará que tem prestado um serviço sagrado a Deus.” (João 16:2) As Testemunhas de Jeová da atualidade conhecem por experiência própria a veracidade das palavras de Jesus. Elas têm sido perseguidas e até assassinadas por pessoas que alegam servir a Deus. Obviamente, o Deus verdadeiro não está feliz com esse zelo mal orientado. — 1 Tessalonicenses 1:6.
-
O causador do mal
-
Jesus identificou a principal causa da existência do mal. Falando aos líderes religiosos que estavam determinados a matá-lo, Jesus disse: “Vós sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi um homicida quando começou.” (João 8:44) Foi Satanás que, por motivos egoístas, induziu Adão e Eva a se rebelarem contra Deus. Essa rebelião introduziu o pecado — e, conseqüentemente, a morte — a toda a humanidade.
-
O temperamento assassino de Satanás ficou ainda mais evidente na forma como ele lidou com Jó. Quando Jeová lhe deu permissão para testar a integridade de Jó, ele não ficou satisfeito de tirar todos os seus bens. Ele também provocou a morte dos dez filhos de Jó. (Jó 1:9-19) A humanidade vem presenciando nas últimas décadas uma escalada do mal, não só por causa da imperfeição e ignorância humanas, mas também em resultado da crescente interferência de Satanás nos assuntos humanos. 
-
A Bíblia revela que o Diabo “foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele”. Essa mesma profecia predisse com exatidão que a restrição de Satanás aos domínios terrestres causaria aflições na Terra sem precedentes. Visto que não pode obrigar as pessoas a fazer coisas más, Satanás é mestre em ‘desencaminhar toda a terra habitada’. — Revelação (Apocalipse) 12:9, 12.
-
Remoção da tendência para o mal
-
Para que o mal seja removido permanentemente da sociedade humana, algumas questões precisam ser solucionadas, como a tendência inata do homem para a maldade, sua falta de conhecimento exato e a influência de Satanás. Em primeiro lugar, de que forma a tendência inata para o mal pode ser removida do coração do homem?
-
Nenhum cirurgião nem remédio algum conseguiriam fazer isso. Jeová Deus, no entanto, providenciou uma cura para o pecado e a imperfeição. Ela está disponível para os que estão dispostos a aceitá-la. O apóstolo João escreveu: “O sangue de Jesus . . . purifica-nos de todo o pecado.” (1 João 1:7) 

Quando voluntariamente ofereceu sua vida, o perfeito homem Jesus “levou os nossos pecados no seu próprio corpo, no madeiro, a fim de que acabássemos com os pecados e vivêssemos para a justiça”. (1 Pedro 2:24) A morte sacrificial de Jesus compensaria os efeitos do mau comportamento de Adão. Paulo declara que Cristo Jesus se tornou um “resgate correspondente por todos”. (1 Timóteo 2:6) 
-
A morte de Cristo abriu caminho para que todos os homens obtivessem de novo a perfeição que Adão havia perdido.
-
Talvez você queira saber por que a maldade e a morte ainda existem se a morte de Jesus há uns 2.000 anos possibilitou que todos os homens obtivessem de novo a perfeição. Encontrar a resposta para essa pergunta pode ajudar a entender o segundo motivo da existência do mal: a ignorância do homem sobre os propósitos de Deus.
-
A bondade floresce em meio ao conhecimento exato
-
Adquirir o conhecimento exato do que Jeová e Jesus estão fazendo agora para eliminar o mal pode evitar que uma pessoa sincera, sem se dar conta, faça vistas grossas a atitudes maldosas, ou pior ainda, ‘realmente se torne um lutador contra Deus’. (Atos 5:38, 39) Jeová Deus está disposto a não levar em conta os erros passados que foram cometidos na ignorância. Falando em Atenas, o apóstolo Paulo disse: “Deus não tem tomado em conta os tempos de tal ignorância, no entanto, agora ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, se arrependam. Porque ele fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou, e ele tem fornecido garantia a todos os homens, visto que o ressuscitou dentre os mortos.” — Atos 17:30, 31.
-
Paulo sabia por experiência própria que Jesus havia sido levantado dentre os mortos, pois o próprio ressuscitado Jesus falou com ele e o impediu de continuar perseguindo os primeiros cristãos. (Atos 9:3-7) Depois de ter recebido conhecimento exato dos propósitos de Deus, Paulo mudou e se tornou uma pessoa genuinamente bondosa, em imitação a Cristo. (1 Coríntios 11:1; Colossenses 3:9, 10) Além disso, ele zelosamente pregou as “boas novas do reino”. (Mateus 24:14) Nos quase 2.000 anos depois de sua morte e ressurreição, Jesus Cristo selecionou dentre a humanidade aqueles que, assim como Paulo, reinarão com ele em seu Reino. — Revelação 5:9, 10.
-
Durante o século passado até os dias de hoje, as Testemunhas de Jeová vêm cumprindo de modo zeloso a ordem de Jesus: 
-
“Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mateus 28:19, 20) 
-
Os que aceitam essa mensagem têm a perspectiva de viver para sempre na Terra sob o governo celestial de Cristo. Jesus disse: 
-
“Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) 
-
Ajudar alguém a adquirir esse conhecimento é o maior ato de bondade que se pode fazer por outras pessoas.
-
Os que aceitam essas boas novas do Reino demonstram qualidades como “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”, apesar de todo o mal que os cerca. (Gálatas 5:22, 23) Imitando a Jesus, ‘não retribuem a ninguém mal por mal’.(Romanos 12:17) Esforçam-se em base individual para continuar ‘vencendo o mal com o bem’. — Romanos 12:21; Mateus 5:44.
-
A vitória derradeira contra o mal
-
Os humanos sozinhos nunca vão conseguir vencer o maior fomentador do mal: Satanás, o Diabo. Mas, em breve, Jeová vai usar Jesus para esmagar a cabeça de Satanás. (Gênesis 3:15; Romanos 16:20) Jeová também vai orientar Cristo Jesus a ‘esmiuçar e pôr termo’ a todos os sistemas políticos, muitos dos quais têm praticado tanto mal ao longo da história da humanidade. (Daniel 2:44; Eclesiastes 8:9) Nesse dia de julgamento, que ainda está por vir, todos ‘os que não obedecerem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus serão submetidos à punição judicial da destruição eterna’. — 2 Tessalonicenses 1:8, 9; Sofonias 1:14-18.
-
Depois que Satanás e seus apoiadores forem eliminados, Jesus vai ajudar dos céus os sobreviventes a recuperar o estado original da Terra. Cristo também vai ressuscitar os que forem dignos de ter a oportunidade de viver na Terra restaurada. (Lucas 23:32, 39-43; João 5:26-29) Ao fazer isso, ele vai anular alguns dos efeitos do mal que o homem sofreu.
-
Jeová não vai obrigar as pessoas a obedecer às boas novas sobre Jesus. Em vez disso, ele está dando oportunidade para que elas adquiram conhecimento que conduz à vida eterna. É importantíssimo que você tire proveito agora dessa oportunidade! (Sofonias 2:2, 3) Se fizer isso, você aprenderá a lidar com qualquer maldade que sofra na vida. Verá também como, por fim, Cristo vencerá o mal. — Apocalipse 19:11-16; 20:1-3, 10; 21:3, 4.
-
Arranjo: Jefferson