Ticker

6/recent/ticker-posts

O objetivo do ocultismo é enganar e destruir

AntiCristo Teoçogia da prosperidade
Ocultistas tais como Elimas agem quais agentes ou joguetes do Diabo. Como tais, são ‘inimigos de toda religião verdadeira, torcendo os caminhos direitos do Senhor’. (Atos 13:10, Je) Portanto, não importa quão contraditórias e diversas sejam as práticas ocultas, têm um único objetivo: engodar os homens para longe da “religião verdadeira” e fazê-los agir de modo independente dos “caminhos direitos” de Deus.
-
A sabedoria diabólica atrás desta trama é evidente. As pessoas se fascinam com fenômenos inexplicáveis, aparentemente “sobrenaturais”. A variedade de práticas ocultas atrai tipos diferentes de pessoas. Algumas sujeitam-se diretamente ao Diabo pela adoração direta de Satanás, pela macumba, feitiçaria e outras coisas assim. Outras são enganadas a pensar que Deus tem algo que ver com a astrologia ou o espiritismo. Os que têm tendência científica amiúde ficam fascinados com faculdades “psíquicas” tais como PES e clarividência. Há algo quase que para todos.
-
Mas que dizer das obras de “curas”, “falar em línguas”, “exorcismar demônios” e outras, relacionadas diretamente com chamadas organizações “cristãs”? Não mostra isso que Deus opera por meio delas para derrotar as obras de Satanás, assim como ajudou a Jesus e aos apóstolos dele? (João 10:37, 38; Atos 19:11) Jesus adiantou-se a esta pergunta no seu famoso Sermão do Monte.
-
Ele disse que muitos professariam o cristianismo, mas de modo desonesto. Em que base afirmariam ser cristãos? Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome? Não fizemos milagres em teu nome?”’ Mas, provaria isso que tinham o espírito de Deus e eram verdadeiros discípulos de seu Filho? Jesus prosseguiu: “Então hei de lhes declarar: ‘Nunca vos conheci! Apartai-vos de mim, vós que operais a iniqüidade!’” — Mat. 7:15-23, Liga de Estudos Bíblicos, católica.
-
É evidente que os ocultistas que usam o nome de Cristo lhe são tão detestáveis como o ocultismo entre os hebreus era detestável a Jeová. Por quê? Porque o poder atrás deles é o mesmo. O objetivo é o mesmo, a saber, desviar as pessoas da “religião verdadeira” para engodá-las a fazer coisas condenadas por Deus.
-
A Bíblia mostra que os milagrosos dons espirituais deixaram de existir depois de terem identificado a recém-estabelecida congregação cristã como o instrumento de Deus para divulgar a adoração verdadeira. (1 Cor. 13:8-11) Mas as Escrituras advertem que impostores religiosos procurariam mais tarde aproveitar tais “milagres” para darem um tom de legitimidade às suas próprias atividades. “E não é de admirar’’, diz a Bíblia, “porque o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Portanto, não é de estranhar que também seus ministros se disfarcem em ministros de justiça.” — 2 Cor. 11:14, 15, LEB.
-
Isto mostra que, por exemplo, a capacidade de exorcismar ou expulsar demônios não necessariamente é um sinal de que Deus apóie os clérigos que professam ter tal poder. Tanto os professos cristãos como os não-cristãos afirmam ser bem sucedidos com o exorcismo: católicos, protestantes, cabalistas judaicos e até mesmo macumbeiros. São apoiados por Deus? A Bíblia diz que “Deus não é um Deus de desordem, mas de paz”. (1 Cor. 14:33, LEB) Ele certamente não age contra si mesmo por apoiar facções em conflito.
-
Também, os próprios métodos empregados pela maioria dos pretensos “exorcistas” mostram que não são de Deus. Jesus “expulsou os demônios com sua palavra”, simplesmente ordenando, e eles obedeceram, reconhecendo sua autoridade. (Mat. 8:16, 29-34, LEB; Mar. 5:7-13; Luc. 8:28-33) No entanto, estes “exorcistas” religiosos recitam fórmulas ritualistas, mágicas, usando certas palavras e declarações, as quais em si mesmas supostamente têm o poder de exorcismar. A fórmula católica romana para exorcismo encontrada em Rituale Romanum pode levar várias horas para recitar e usa relíquias religiosas e outros apetrechos religiosos, supersticiosos — em acentuado contraste com as simples ordens de Jesus! Não obstante, seus “exorcismos” muitas vezes parecem funcionar! Por quê?
-
A Bíblia mostra que Satanás usa poderes sobrenaturais para apoiar tais impostores religiosos, para firmar sua credibilidade e assim promover os seus próprios fins. O apóstolo cristão Paulo predisse que ocorreria uma rebelião contra os modos de Deus, por parte daqueles que afirmassem ser seguidores de Cristo e que os rebeldes procurariam veneração para si mesmos, assim como fazem os clérigos da cristandade. Ele disse então: “Por influência de Satanás [se fará] toda a sorte de milagres, sinais e prodígios falsos, bem como . . . todas as seduções do mal . . . por não terem abraçado o amor da verdade, que os salvaria.” — 2 Tes. 2:9, 10, LEB.
-
Note que Paulo contrasta o atrativo de “prodígios falsos” com “o amor da verdade”. Jesus identificou a verdadeira fonte da verdade, quando orou a Deus e disse: “Tua palavra é a verdade.” A “palavra” de Deus é encontrada na Bíblia. O genuíno “amor da verdade” deriva-se de usarmos a mente para aprender esta palavra, para tirar proveito dos “caminhos direitos” de Deus em nossa vida. — João 17:17; Atos 13:10, Jerusalem Bible

Arranjo: Jefferson

Veja mais: Ocultismo