Ticker

6/recent/ticker-posts

Buraco negro monstruoso é o maior e mais brilhante já descoberto!

Buraco negro monstruoso é o maior e mais brilhante já descoberto
O maior buraco negro do Universo (pelo menos até onde se sabe) é cerca de 429 vezes mais brilhante do que o Sol

Astrônomos descobriram o maior e mais luminoso (!) buraco negro já visto no Universo. O objeto de dimensões descomunais é um monstro antigo, com massa de aproximadamente 12 bilhões de vezes a do Sol, da época em que o Universo tinha apenas 1 bilhão de anos.


O que os cientistas ainda não entendem é o fato dos buracos negros conseguirem crescer de forma tão brutal numa época em que o Universo era um recém-nascido. Como eles conseguiram tanta massa?

Apesar disso, grande parte dos mistérios desses gigantes cósmicos já foram desvendadas. Acredita-se, por exemplo, que os buracos negros supermassivos geralmente se encontram nos corações de grandes galáxias, e os maiores já encontrados até hoje têm cerca de 10 bilhões de vezes a massa do Sol. Em comparação, acredita-se que o buraco negro central da Via Láctea tenha cerca de 4 ou 5 milhões de vezes a massa do Sol, ou seja, apesar de ser um verdadeiro monstro engolidor, ele pode ser considerado um pequeno bebê se comparado com outros colossos do Universo.


Por conta de sua massa extremamente densa e esmagadora, nem mesmo a luz pode escapar de suas forças gravitacionais (daí o nome buraco negro), porém, muitas vezes eles são brilhantes. Isso acontece porque eles estão rodeados por gás e poeira em seu disco de acreção, e esses aquecem e emitem luz que rodam dentro dos buracos negros. Os astrônomos suspeitam que osquasares, que são os objetos mais brilhantes do Universo, contém buracos negros supermassivos que liberam quantidades extraordinárias de luz enquanto destroem as estrelas.
Buraco negro monstruoso é o maior e mais brilhante já descoberto2
O quasar SDSS J010013.02 + 280.225,8 possui o maior buraco negro
supermassivo já visto em todo o Universo, e o mais luminoso, como
mostra nessa comparação. Créditos: Zhaoyu Li /
Shanghai Astronomical Observatory / Yunnan Observatories
Clique na imagem para ampliar
Até agora, os astrônomos descobriram 40 quasares, cada um com um buraco negro de cerca de 1 bilhão de vezes a massa do Sol, e acredita-se que eles se desenvolveram quando o Universo tinha apenas 1 bilhão de anos. Agora, os cientistas relatam a descoberta de um buraco negro supermassivo com massa equivalente a 12 bilhões de vezes a massa do Sol, a cerca de 12,8 bilhões de anos-luz da Terra, ou seja, quando o Universo tinha apenas cerca de 875 milhões de anos.

Esse buraco negro, conhecido comoSDSS J010013.02 + 280.225,8, ouJ0100 + 2802, não é apenas o quasar mais maciço já visto no Universo, mas também o mais luminoso. Ele é cerca de 429 trilhões de vezes mais brilhante do que o Sol.


Quando esse quasar emitiu essa luz que observamos hoje, o Universo tinha apenas 6% de sua idade atual, que é de 13,8 bilhões de anos. "Isto é bastante surpreendente porque apresenta sérios desafios para as teorias de crescimento dos buracos negros no início do Universo", disse o principal autor do estudo Xue-Bing Wu, um astrofísico da Universidade de Pequim.

A medida que a luz desse quasar viaja em direção à Terra, essa luz passa por gases intergaláticos, que por sua vez, dizem quais elementos compõem esse gás, e fornece informações sobre o processo de formação de estrelas que surgiram logo após o Big Bang.


Esse buraco negro supermassivo é o maior e mais luminoso de todos que já avistamos noUniverso, e como um farol. ele pode nos guiar em nosso caminho de exploração visual do distante, escuro e intrigante cosmos.

https://www.facebook.com/groups/alertaovnis/