Ticker

6/recent/ticker-posts

APARIÇÕES NO CEMITÉRIO

APARIÇÕES NO CEMITÉRIO
A bolsa morta favorece se eles são bem tratados, com base em ofertas. Todas as segundas-feiras, o mercado ritual onde o cristianismo se mistura com o paganismo mais descarado é celebrado no cemitério de Bogotá. Por Mado Martínez
-
O Cemitério Central de Bogotá é o cemitério mais antigo da capital, e embora a entrada seja pública e gratuita, vale a pena procurar um guia que, por 30 mil pesos, nos torne um passeio turístico apelidado pelo Instituto Distrital de Turismo como "a história de o silêncio".
-
Neste cemitério ocorrem todos os tipos de rituais, pois aqui os vivos se comunicam com os mortos e os favores são obtidos em troca de lhes oferecer uma oração ao pé da sepultura. O melhor dia para visitar é segunda-feira, considerado o dia das almas do falecido.
-
Um dos túmulos mais controversos é o do grande poeta de Bogotá, José Asunción Silva. Em primeiro lugar, quando se suicidou disparando no cofre, as autoridades eclesiásticas não permitiram que seus restos morressem em terrenos sagrados, então o enterraram no setor não sanitário, que estava no final do cemitério público. E ali ele teria ficado por toda a eternidade, se não pela fama póstuma que seu trabalho reivindicou.
-
OS FAVORES DE ALÉM
-
As autoridades católicas foram forçadas a mudar seus restos em junho de 1930, para descansar com as de sua amada irmã Elvira. É quando as coisas se tornam interessantes, porque, como disseram, José Assunção Silva apaixonou-se por sua irmã. Rufino Blanco Fombona deixou algumas palavras controversas sobre Silva que marcariam para sempre os rituais associados ao seu túmulo:
"Na sua vida há uma página delicada e controversa.Uma das irmãs, Elvira, também foi muito bonita, a mulher mais bonita de Bogotá! [...] Esta bela criatura morreu aos vinte e dois. Silva caiu, depois da morte, na melancolia mais escura; ele escreveu alguns poemas apaixonados e imprudentes ... Pouco depois ele se suicidou. Em suma, parece que eles se apaixonaram ".
Ninguém ousou dizer mais tarde se esse amor era apenas fraterno ou havia carne envolvida, mas os adeptos do incesto confiam nos poemas criados em tom que o poeta poderia ter dedicado a sua irmã, entre os quais está, sem dúvida, o extraordinário poema noturno .
-
O ponto é que o túmulo em que os restos dos irmãos Silva se juntam tornou-se um lugar de peregrinação para aqueles que vieram lá para realizar rituais, esperando que os irmãos falecidos intercedam pelos amores proibidos . E este é o tema ritual desta tumba, de modo que quando vemos alguém que se aproxima disso, não podemos deixar de nos perguntar: com quem essa pessoa estará apaixonada? Seu amor é tão controverso?
-
Após a nossa caminhada pela cidade dos mortos, chegamos ao túmulo das irmãs Bodmer, meninas do século XIX. Aqueles que vão ao seu leito de descanso eterno para realizar seus ritos  consideram que esses pequeninos são anjos lúdicos e lisonjeiros, seres que foram presos no carimbo de sua infância. As ofertas incluem flores, brinquedos e, claro, doces. A história dessas meninas é um verdadeiro mistério. É quase impossível saber quem eles realmente estavam na vida. Na escultura que coroa o túmulo existem meninas retratadas de tamanho natural que, a julgar pela lápide, se chamavam Elvira e Victoria. No mausoléu, podemos ler: "Foram as delícias do lar".
-
ANJOS abençoados
-
Sabemos que as irmãs Bodmer morreram com apenas alguns dias de intervalo, em 1903, e os rumores oscilam entre aqueles que afirmam que morreram afogados, queimados ou de uma doença sanguínea. Aqueles que dizem que foram queimados são informados de que a mãe os deixou trancados em uma sala que acabou se tornando uma armadilha da morte durante um incêndio. Outros sugerem que as raparigas sofrem de uma doença sangrenta que eventualmente os matou e que um irmão adoeceu com a mesma doença, mas a mãe foi ao cemitério para pedir às meninas que intercedessem por sua alma e que o menino fosse salvo e Isso os deixou com a reputação de serem anjos abençoados que protegem as crianças quando lhes são solicitadas. A verdade é que em seu mausoléu sempre há chocolates.
Fico impressionado com uma mulher elegantemente vestida porque o ritual das almas abençoadas nas segundas da manhã geralmente atrai as aulas populares, mas isso parece vir de outra esfera social.
-
Ele alcança um saco de marca e tira alguns doces como Chupachups; ele remove o invólucro e os deposita com infinita ternura aos pés das meninas, a quem ele fala como se fossem realmente dois pequeninos de carne e osso, pedindo-lhes que não lutassem, se comportassem bem e compartilhassem as bugigangas, mas sem gula, Não será que eles estão amarrados. Ele me olha com desconfiança, como se não fosse fácil tirar fotos dos menores. Mas são apenas estátuas ... Ou não? Fique envergonhado e siga o itinerário.
-
UM FAIR MAN
-
Na Colômbia, você pode beber uma nova "michelada" onde quer que vá, e se for com cerveja da Baviera, melhor. As marcas mais populares deste grupo são o Club Colômbia e Águila. Eu não sabia é que o fundador da indústria de cerveja Bavaria da Colômbia era um grau 33 Mason origem judaica e alemão chamado Leo Siegfried Kopp.
-
Este industrial fez sua fortuna no século 19, instalando sua cervejaria na corrida 13 com 30th Street (agora Parque Central Bavaria) e fundando um bairro inteiro chamado La Perseverancia, com eletricidade e água potável no momento em que não havia nenhum serviço público.
-
Era a primeira vez que os colombianos bebiam a famosa cerveja alemã, porque até então o que se bebia na Colômbia era a chicha, uma bebida tradicional baseada em milho fermentado. Kopp morreu em sua fazenda em La Esperanza em 1927 e seu túmulo é um dos favoritos dos devotos das almas.
-
Kopp era um homem empreendedor e benevolente, que pagava salários justos, por isso não é surpreendente que seus seguidores se alinquem na segunda-feira para pedir-lhe que interceda em questões econômicas. Eles rezam orações, fazem massas pagãs e agradecem-lhe por todos os milagres cumpridos. Eles também deixam flores e maicitos para os pássaros que se instalam em seu lugar de repouso.
-
Em sua tumba, há uma escultura dourada imitando a do pensador de Rodin, a que seus devotos passam a sussurrar em sussurros seus segredos na orelha e pedir ajuda. Carolina Jiménez nos remete para o testemunho de um devoto chamado Carlos Bojacá, explicando o protocolo do pedido de favor e exaltando o poder de intercessão de Leo Siegfried Kopp em questões materiais:
"Leo S. deve pedir um favor por vez. E na orelha esquerda, porque na vida ouvi pouco. Somente quando alguém já foi cumprido, você pode pedir o outro. "
Carlos Bojacá estava rezando há muito tempo para obter um favor para sua esposa, que depois de ter trabalhado há 18 anos na Clínica Feminina, não se aposentaria. Mas as muitas orações e ramos de flores depositados em frente ao túmulo de Leo Siegfried Kopp entraram em vigor, porque sua esposa acabou recebendo a esperada pensão. Agora, Carlos Bojaca tinha ido pedir a brewer para ajudá-lo a obter sua irmã para retornar a parte de sua herança. Não sabemos se o industrial alemão lhe concedeu esse favor.
-
Outro túmulo que tem muitos paroquianos é o cientista e o astrônomo do início do século XX Julio Garavito. Eles dizem que ele é considerado um intercessor de boa sorte porque seu rosto aparece em notas de 20 mil pesos , e é verdade, mas Carolina Jiménez nos diz que seus maiores adoradores são ladrões, travestis e prostitutas. A verdade é que ele era um gênio, uma das mentes mais brilhantes da história, e mesmo a NASA deu seu nome a uma das crateras da Lua na década de 1970.
-
Curiosamente, pelo menos, são os rituais praticados em seu túmulo com 20 mil notas de peso, e aqueles que Carolina comparte conosco em seu trabalho de pesquisa: "Na frente da coluna, duas mulheres rezam por ela. Um tem uma conta dobrada de 20 mil e esfrega-a na coluna do cometa e fecha os olhos enquanto sussurra seu pedido.
-
O outro não pára o movimento de sua mão com a conta, enquanto olha para o chão com olhos aquosos (...) Naquele momento, Pamela vem pedir-lhe para nunca perder a prata (...) Há alguns anos, ela era um homem hoje Ela é uma mulher negra com a pele do rosto cheia de uma base que tenta cobrir os canhões de cabelo que saem do queixo. Seus olhos são delineados de azul e preto, e seus cabelos longos são tingidos de louro. Muito convencido, ela me diz: "Se alguém reza para Garavito, Ele nunca falta a conta de 20 na bolsa '». Ele sempre pede proteção aos espíritos em geral, para liberá-los de todo mal e perigo. "Estamos em perigo", diz Pamela.
-
Mas Kopp foi capaz de fazer as cirurgias necessárias para mudar o sexo. Agora ela tem dois peitos grandes que se mostram em uma ampla clivagem. Mais tarde, do mausoléu das irmãs Bodmer, Eber chega, que agora me confessa: "A verdade é que eu sou um ladrão. Então, às vezes, eu trago grandes pacotes de 20 contas e esfreguei todos eles ".
-
THE PROSTITUTE QUEEN DO CEMITÉRIO CENTRAL
-
O túmulo de Salomé Muñoz de Parra foi o mais visitado nos anos 70. Tantas peregrinações despertaram essa mulher que tiveram que mover seus restos do Cemitério Central para o Cemitério do Sul, para não dominar o falecido e porque as peregrinações maciças para ela sepultura, eles disseram, estavam danificando o cemitério com tanto desperdício de velas, flores e despojos.
-
Mas até lá eles a deixaram em paz. Seu caso é excepcional e em torno de seu túmulo existem lamentos, choros e soluços. Salomé ainda tem pretendentes em seu novo lar, jovens que vêm para rezar para protegê-los de doenças e libertar-lhes de esfaquear ou disparar. Mas quem era essa mulher enigmática?
-
A tradição popular dotou-a de um caráter ambivalente: por um lado, um santo, por outro lado, uma prostituta. Pouco se sabe sobre ela e ninguém concorda com o modo como ela morreu, ou com quem ela realmente era. Alguns disseram que ela tinha sido um santo e, como tal, tinha morrido. Outros disseram que ela era uma prostituta. O que eles fazem, todos concordam, é a razão pela qual ganhou a reputação de ser milagrosa.
Tudo começou quando um homem chamado Luis Serrano, um fiel devoto e assíduo das almas do cemitério, bem como um jogador inveterado, foi um dia desolado ao túmulo de Salomé quando ainda estava no Cemitério Central. Ele perdeu muito dinheiro, então ele colocou sete velas para ajudá-lo a superar o mau momento. Quando ele saiu, ele encontrou uma conta de 100 pesos com a qual ele comprou uma loteria, com tanta sorte que ganhou uma boa soma. Era claro que tinha sido uma questão de "santo" Salomé, e em gratidão ele pediu-lhe que fizesse uma nova lápide e, como eles dizem, gritou aos sete ventos a bondade, os favores e os milagres daquela mulher morta nas rádios e jornais da época. O que poucos sabem é que a descoberta dos personagens milagrosos no cemitério central devemos exatamente a Salomé,
A pesquisadora Gloria Inés Peláez, uma especialista sobre o assunto, explicou:
"Em um setor do cemitério - que era uma fossa maciça e onde os mortos anônimos foram enterrados, que eles levaram sem contemplações e em propostas para os mortos, eles pegaram as ruas. Abril de 1948, naquele lugar onde a situação social foi resumida, um homem atraído por uma simples cruz veio para rezar. Ele adquiriu o hábito de se aproximar desse túmulo para pedir um favor. Quando ele respondeu àqueles que lhe perguntaram por que ele lhe trouxe flores caras, essa anima era milagrosa e ele estava pagando um milagre. Uma descrição desse primeiro devoto mostra-o como um homem simples, apenas distinguível por sua ruana, o que faz com que presuma que fosse de extração camponesa. Esse poço, distinguido entre os outros, Ele estava reunindo pessoas e a crença de que realmente faziam milagres formaram incipientes paroquianos que também alegaram ter recebido favores. Quatro anos depois apareceu uma mulher que afirmou ser a filha do milagroso, a quem chamou Salomé, viúva de Parra. Pouco tempo depois, outra mulher, que foi descrita como dono de um sítio, afirmou ser também um parente do milagroso e lutado com quem ela afirmou ser a filha da mulher morta. Finalmente chegaram a um acordo e retiraram-se para deixar a família Parra na posse do culto ". Ele também afirmou ser um parente do milagroso e lutou com alguém que disse que era a filha da mulher morta. Finalmente chegaram a um acordo e retiraram-se para deixar a família Parra na posse do culto ". Ele também afirmou ser um parente do milagroso e lutou com alguém que disse que era a filha da mulher morta. Finalmente chegaram a um acordo e retiraram-se para deixar a família Parra na posse do culto ".
-
Mas nem todas são luzes no culto de Salomé, que também tem seguidores maléficos. E é que este "santo" não distingue em seus favores e concede o que eles pedem, seja para fazer o bem ou para fazer o mal, mas se você ainda quiser jogar, isso custará apenas 20 mil pesos, o que é o custo de colocar um prato. O melhor é pedir-lhe para ganhar a loteria, porque é a sua especialidade, mas eles terão que fazê-lo no Cemitério Sul de Bogotá, se eles não mexerem novamente.
-
ANOZERO