Ticker

6/recent/ticker-posts

EXORCISTAS EM ESPANHA

Os exorcistas lutam contra as forças demoníacas que, segundo eles, atormentam cada vez mais pessoas. Armados com palha e água sagrada, são guiados pela fé e pelo amor de Cristo. Eles também confessam que os possuídos sofrem muito, e que as histórias de terror do cinema não são nada comparadas à realidade.

Recentemente, eles nos contaram sobre um clérigo que ensinava em uma escola em Toledo. Ele era um exorcista e tinha sido treinado na Itália sob a tutela do famoso padre Amorth.
-
No século XXI eo estilo do filme The Rite -em que um padre jovem e inexperiente acompanhado um veterano Anthony Hopkins, ele participou como um aprendiz de um ritual de exorcismo em um subúrbio de Roma, onde um jovem foi possuía O padre italiano advertiu o espanhol:
"Feche seus olhos e ore sem parar". Para sua surpresa, a menina, totalmente analfabeta, começou a falar em grego clássico perfeito. E não só isso, mas ele também olhou para o aprendiz de exorcista e disse-lhe coisas que só ele poderia saber. O que este clérigo disse a seus alunos um dia na sala de aula, lembrando que era: "O que você vê nos filmes não é nada comparado à realidade".

Este e outros exorcistas fazem parte da legião de eclesiásticos que lutam contra o fenômeno da posse. Um dos mais conhecidos, sem dúvida, é o padre Fortea . Nós entrou em contato com ele e ele gentilmente nos enviou vários de seus livros, incluindo a Exorcística , em que lemos, entre outras coisas, que "se a pessoa não acredita que ela está possuída, devemos tentar convencê-la de que ela faz. é ». Mas estamos falando de práticas passadas? Muito pelo contrário, a demanda por exorcistas cresce.
-
 NO NOME DE CRISTO
-
Apenas alguns meses atrás, o cardeal Rouco Varela nomeou oito exorcistas espanhóis autorizados pelo Vaticano em Madri, devido ao aumento das petições na capital. Foi uma decisão única na Espanha. Os religiosos estavam dispostos a lutar contra o diabo, o que fariam depois de estudar o Ritual Renovado dos Exorcismos aprovado por João Paulo II . Algo que o Pontífice teve que saber, que oficiou alguns exorcismos pessoalmente.
-
As fases do rito, de acordo com este manual de instruções do Vaticano, começam pela poluição da água benta e continuam com as orações letãs que imploram a proteção do Altíssimo e cantem a vitória do mesmo sobre o Maligno, ao mesmo tempo em que mostra um crucifixo aos atormentados possuído . De qualquer forma, o Diabo é conjurado, em nome de Cristo, para deixar o corpo que ele tomou. Aparentemente, e seguindo o manual, uma das formas mais marcantes para identificar um caso autêntico de posse é falar línguas desconhecidas ou entender outra que fala; mas também movem objetos e mostram uma força sobrenatural , embora esses sinais possam ter outras causas de natureza espiritual ou moral.
-
Seja como for, o Vaticano aconselha confiar em psiquiatras para ajudar com o diagnóstico, embora uma desordem mental não remova que também havia posse. É claro que os médicos e psiquiatras consultados devem "ter um senso de coisas espirituais", o que pode ser devido ao fato de que, como observou o padre Fortea, "o exorcista que exerce seu ministério em um país secularizado deve aceitar com humildade a fraqueza de sua situação perante o direito penal. Tão prudente como ele, ele terá que trabalhar sabendo que, em qualquer caso, ele pode ser denunciado aos tribunais por se intrometer no campo psiquiátrico [...] Os inimigos da religião primeiro atacarão o exorcismo, alegando que é um atividade que ameaça a saúde pública, contra a saúde mental ».

ENTREVISTA COM UM EXORCISTA
-
Agora deixamos de lado. Assim, o diabo é superado, atormentado por terríveis acontecimentos sobrenaturais, mas não sem primeiro colecionar uma nota final de José María Zavala, que teve a oportunidade de se encontrar com um dos exorcistas mais famosos do mundo católico: o padre Gabriel Amorth. Em um momento da conversa, ao falar sobre os exorcismos que João Paulo II havia realizado, o jornalista pergunta aos religiosos se Satanás estava tremendo quando o recém-santificado foi invocado, ao qual o padre Amorth respondeu: "Uma vez Perguntei ao demônio: "Por que você tem tanto medo de João Paulo II?" Ele me disse isso por dois motivos: primeiro, porque ele havia interrompido seus planos com a queda do regime comunista na Europa [...] ». O diabo tem uma ideologia política?
-
É hora de entrar em contato com o padre Juan José Gallego, exorcista do arcebispado da Catalunha, doutor e professor emérito de teologia, a quem nos conhecemos na casa da província dos padres dominicanos. Homem extremamente gentil, concorda em resolver todas as nossas dúvidas. A primeira coisa que nos causa alguma perplexidade é por que alguns sacerdotes usam a palavra "gay" para se referir ao diabo. O segundo é que Satanás é comunista.
-
O que o pai galego pensa sobre isso? "Você precisa ser respeitoso com as pessoas. O que terá uma coisa a ver com o outro? "Ele pergunta a si mesmo, tranquilizando-nos com sua próxima resposta:
" Nestas coisas, você me diz, eu sou um pouco contra outros exorcistas. Além disso, nunca me ocorreu falar com o diabo, porque ele é o rei da mentira e irá levá-lo aonde ele quiser ".
Nós compartilhamos com o padre Gallego nossa preocupação com o fato de que outras pessoas são culpadas como a causa da posse, através de maldições e rituais de magia negra. Informamos que o UNICEF denuncia as religiões organizadas, como o cristianismo, principalmente no seu ramo pentecostal e carismático, para incentivar o medo da feitiçaria e legitimar a perseguição de mulheres e crianças. Somente no Gana, mil mulheres e cerca de 700 crianças sobrevivem nos chamados "campos de bruxas".
-
Há evidências documentadas de assassinatos desses filhos bruxos em pelo menos seis países do continente. Onde sua feitiçaria reside? No fato de que uma criança é muito madura ou se comporta como um adulto, ou simplesmente questiona seus anciãos com alguma insolência; As meninas que marcam destaque e se destacam na escola, também semear dúvidas e acabar sendo rotuladas de bruxas, já que nessas sociedades machistas o gênero feminino é considerado inferior ao masculino e, portanto, o florescimento das atitudes intelectuais é um produto da feitiçaria
-
O pai Gallego está triste com essa informação tanto quanto ele é por nós, mas não o surpreende. Já conheci esses perigos que não são tão estranhos para nós, nem no passado inquisitorial nem no presente. Onde colocamos a linha? "Eu gostaria de respeitar os direitos humanos e a dignidade das pessoas.Uma das coisas que o Código de Direito Canônico diz é que, para ser um exorcista, o sacerdote tem que gozar de uma boa "fama". Essa palavra já contém muitas coisas.
-
Ninguém pode ser nomeado, embora Amorth tenha escrito uma carta ao papa pedindo que ele autorize todos os sacerdotes a fazer exorcismos. Eu não estou de acordo. Não apenas ser sacerdote pode fazer de você uma pessoa capaz ... Talvez esse padre esteja desequilibrado. Chesterton disse que quando entramos na Igreja, eles nos fazem tirar nossos chapéus, não nossas cabeças. Bento XVI já insistiu muito em seu dia sobre o tema da cultura e da formação.
-
Não podemos remover o substrato racional da questão religiosa, porque, de outra forma, podemos levar a problemas muito obscuros» No entanto, nosso amigo exorcista não deixa de lembrar que também há muitas seitas contra as quais devemos permanecer alertas: "Eu mesmo conheci pessoas que foram vítimas dessas seitas e estão completamente desfeitas", lamenta.
-
TRASTORNOS MENTAIS
-
Em Espanha, os psiquiatras Kazuhiro Tajima bem, Diana Zambrano, Laura de Anta, Maria Dolores Moron, José Luis Carrasco, Juan José López Ibor e Marina Díaz Marsá enfrentou o caso de uma mulher de 28 anos diagnosticado com esquizofrenia paranóide por cinco anos Os sacerdotes estavam convencidos de que seus sintomas eram devidos à presença do diabo, mesmo que a arquidiocese de Madri conhecesse a situação clínica do paciente. Convencida de que estava possuída, ela foi submetida a vários exorcismos, afetando negativamente o tratamento clínico.
-
O time psiquiátrico que a acompanhou surpreendeu que na Europa, no século XXI, ainda existam especialistas e clérigos que acreditam que alguns tipos de esquizofrenia são devidos à possessão demoníaca, foram para a Arquidiocese de Madri para solicitar a um sacerdote que tentasse para convencer o paciente de que seus sintomas eram devidos a um transtorno mental.
-
O objetivo era melhorar a percepção e o conhecimento da jovem. No entanto, para sua surpresa, os clérigos assumiram que os sintomas psicóticos da menina eram devido à presença do Evil One. Qual é a conclusão desses especialistas no campo da medicina psiquiátrica?
-
"Os profissionais religiosos devem recomendar o tratamento psiquiátrico e aumentar o conhecimento sobre doenças mentais. A particularidade deste caso é que o paciente atribuiu seus sintomas a uma experiência espiritual maligna , prevendo vagamente seu estado de doença mental.
-
Da mesma forma, o paciente foi convencido pelos sacerdotes da Arquidiocese de Madri, que seus sintomas psicóticos eram devido a uma presença demoníaca, o que interrompeu sua resposta ao tratamento. O paciente apresentava alucinações cimentares apesar de receber tratamento farmacológico e psicoterapia. Isto é o que podemos ler no artigo científico Praticando o exorcismo na esquizofrenia, assinado por este time de psiquiatras. 
-
Quando discutimos este caso com o padre Gallego, ele nos disse: "Eu sou o primeiro a dizer:" Você vai ao psiquiatra, certo? " E eu digo a eles que continuem a tomar os remédios que receberam. Nunca chego no campo do psiquiatra, mas às vezes eles entram no campo religioso e tiram todos os objetos religiosos, que às vezes é o único a que eles têm que se apegar. Nunca tive problemas nesse sentido, tenho amigos que são psiquiatras e médicos, a quem costumo consultar com freqüência ". Apesar de tudo, parece que as práticas de psiquiatria e exorcismo são condenadas a continuar debatendo sobre onde é a causa dos sintomas e a conveniência ou não do tratamento a seguir.
-
TAMBÉM SUAÇAO
-
O padre Gallego aponta que, em certas ocasiões, as pessoas preferem pensar que nos deram um mal-entendido, fomos amaldiçoados ou possuímos, para justificar a má sorte, as falhas pessoais, etc. "Há pessoas também, que estão muito felizes em dizer que estão possuídas, seja porque falharam na vida ou têm má sorte, e são justificadas com a questão da posse. Então você tem que falar com eles e deixá-los ver as coisas, mas elas não estão possuídas " . E aqueles que, na sua opinião, são?
-
Pedimos a ele quais são as situações mais chocantes com as quais ele se encontrou em seu trabalho como exorcista. É verdade que algumas pessoas começam a falar em línguas estranhas ou apontam para xenoglossia? De que forma é evidenciada essa repulsa em relação a objetos religiosos?
"Eu conheci pessoas que me falaram línguas estranhas", diz ele. Um que lançou algumas conversas alemãs perfeitas, e que o menino não sabia nada sobre esse idioma nem o estudara. Outro que falou um latim muito correto e nunca o estudou. Aquele que me disse: "Eu ordeno a você e eu ordeno que você não ore mais nosso Pai", e ele me disse em um latín fluido ".
Também são surpreendidos com o pai Gallego as formas e atitudes que alguns possuíram: "Lembro-me de um exorcismo no qual exortei a força demoníaca a deixar esse corpo e ele me respondeu: " Nunca mais é meu e pertence a mim " e eu ele disse com certeza que você permanece pedra ". Mas o que é o mais perturbador?
-
"O que mais me impressiona é a rejeição e aversão a Deus e às coisas religiosas. Um caso que me impressionou muito foi o de uma senhora que, quando entrou em contato com coisas sagradas, perdeu a consciência e permaneceu morta. Assim que cheguei à porta do convento onde vivo, caiu no chão. Nós o colocamos como pudemos e fiz o exorcismo. Quando eu a libertei, mais tarde, perguntei por que ela estava mexendo com a água sagrada durante o exorcismo, e ela me disse que a queimava ".

De que perspectiva devemos abordar esses fatos? Talvez com aquele que explora os eventos paranormais? E o psiquiátrico? Ou por que não o católico, com longa experiência a este respeito? Seja como for, o debate sobre exorcismos permanece aberto.
-