Ticker

6/recent/ticker-posts

O Arrebatamento descrito na Bíblia

Arrebatamento

Será você arrebatado para o céu?

MUITOS acreditam que irão para o céu quando morrerem. Mas outros acham que serão levados para o céu no que chamam de arrebatamento. É esta também a sua expectativa?

O arrebatamento é “o repentino desaparecimento de muitos milhões de pessoas sem deixarem sequer um indício para onde foram”! Assim disse um evangelista protestante. Segundo o Dicionário Evangélico de Teologia (em inglês), o termo “arrebatamento” refere-se a “ser a igreja unida com Cristo na sua segunda vinda”.

Alguns acham desconcertante pensar em abandonar seus amigos e os membros de sua família, a fim de se encontrar com Jesus Cristo. No entanto, muitos acreditam que o arrebatamento tem de ocorrer. Ocorrerá mesmo? Em caso afirmativo, quando?

Diversos conceitos sobre o arrebatamento

A Bíblia mostra que, antes do início do prometido Reinado Milenar de Cristo, haverá um período chamado de “grande tribulação”. Jesus disse: “Então haverá grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo.” (Mateus 24:21; Revelação [Apocalipse] 20:6) Alguns situam o arrebatamento no período que precede à grande tribulação. Outros o esperam durante esse tempo. Ainda outros acham que o arrebatamento ocorrerá depois dessa aflição sem paralelo.

O conceito de o arrebatamento ocorrer depois da tribulação prevalecia até o início do século 19. Daí, na Inglaterra, surgiu um movimento encabeçado por um ex-clérigo da Igreja da Irlanda, John Nelson Darby. Ele e outros anglicanos que pensavam da mesma maneira ficaram conhecidos como os Irmãos. De sua base em Plymouth, Darby viajava para pregar na Suíça e em outras partes da Europa. Ele afirmava que a volta de Jesus ocorreria em duas etapas. Começaria com um arrebatamento secreto, em que os “santos” seriam arrebatados antes de um período de sete anos de tribulação devastar a Terra. Daí, Cristo apareceria visivelmente, acompanhado por esses “santos”, e juntos governariam a Terra por mil anos.

Darby enfatizava a necessidade de se estar separado do mundo, e os que compartilhavam seu conceito por fim tornaram-se conhecidos como Irmãos Exclusivos. B. W. Newton encabeçava uma facção diferente, que cria no arrebatamento, mas não que ocorresse antes da tribulação. Alexandre Reese, que advogava o arrebatamento após a tribulação, sustentava que “as teorias do Arrebatamento Secreto são uma ameaça à esperança da Vinda de Cristo”.

Os que acreditam que ocorra antes da tribulação crêem que esta diferença de conceito é séria o bastante para afetar “a natureza da [sua] esperança com relação à vinda de Cristo”. Outros depositam confiança numa “teoria de arrebatamento parcial”, acreditando que os mais leais a Cristo serão arrebatados primeiro e que os mais mundanos serão levados mais tarde.

Muitos grupos evangélicos proclamam um arrebatamento iminente de cristãos fiéis. No entanto, confrontados com opiniões diferentes, um folheto publicado pela Igreja Pentecostal Elim, da Grã-Bretanha, diz: “Embora acreditemos num esquema geral dos eventos relacionados com a volta do Senhor Jesus . . ., concede-se liberdade para interpretar a profecia segundo a convicção da pessoa. 

Muitos adotam uma posição não-dogmática, esperando pacientemente que os próprios eventos revelem o programa profético.”

A Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, é o padrão pelo qual temos de medir a veracidade de todas as crenças. (2 Timóteo 1:13; 3:16, 17) Portanto, o que diz ela sobre o arrebatamento?



Definição: A crença de que os fiéis cristãos serão arrebatados da terra em corpo, sendo subitamente tirados do mundo, para se encontrarem com o Senhor “no ar”.

Quando o apóstolo Paulo disse que os cristãos seriam “arrebatados”, encontrando-se com o Senhor, qual era o assunto em pauta?

1 Tes. 4:13-18, IBB: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem [“dos que dormem na morte”, NE; “dos mortos”, BV, MC], para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (Evidentemente, alguns membros da congregação cristã em Tessalônica haviam morrido. Paulo incentivou os sobreviventes a consolarem-se uns aos outros com a esperança da ressurreição. Ele lhes lembrou que Jesus fora ressuscitado depois de morrer; portanto, também, na vinda do Senhor, aqueles fiéis cristãos entre eles que haviam morrido seriam ressuscitados para estarem com Cristo.)

Quem são os que serão ‘arrebatados nas nuvens’, conforme declarado em 1 Tessalonicenses 4:17?

O versículo 15  explica que são os fiéis que ‘ficarem vivos para a vinda do Senhor’, isto é, eles ainda estão vivos no tempo da vinda de Cristo. Será que morrerão algum dia? Segundo Romanos 6:3-5 e 1 Coríntios 15:35, 36, 44 (citados na página 51), eles precisam morrer antes de poderem ganhar a vida celestial. Mas, não precisam permanecer no estado de morte, na espera da volta de Cristo. Serão instantaneamente “arrebatados”, “num abrir e fechar de olhos”, para estarem com o Senhor. — 1 Cor. 15:51, 52, IBB; também Revelação 14:13.

Aparecerá Cristo visivelmente numa nuvem, levando então os fiéis cristãos para os céus enquanto o mundo observa?

Disse Jesus se o mundo o veria de novo com olhos físicos?

João 14:19, IBB: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós [seus fiéis discípulos] me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.” (Grifo acrescentado.) (Compare com 1 Timóteo 6:16.)

Qual é o significado de o Senhor “descerá do céu”?

Pode o Senhor ‘descer do céu’, conforme se diz em 1 Tessalonicenses 4:16, sem ser visível aos olhos físicos? Nos dias da antiga Sodoma e Gomorra, Jeová disse que ‘desceria e veria’ o que as pessoas faziam. (Gên. 18:21, IBB) Mas, quando Jeová fez aquela inspeção, nenhum humano o viu, embora os representantes angélicos que ele enviou fossem vistos. (João 1:18) De modo similar, Jesus, sem ter que voltar em carne, pode dirigir a sua atenção a seus fiéis seguidores na terra para recompensá-los.

Em que sentido, então, “verão” os humanos o Senhor “vir em uma nuvem”?

Jesus predisse: “Então verão vir o Filho do homem [Jesus Cristo] em uma nuvem, com poder e grande glória.” (Luc. 21:27, IBB) De forma alguma contradiz esta declaração, ou outras similares a esta em outras passagens, o que Jesus disse, segundo registrado em João 14:19. Considere: O que sucedeu no monte Sinai, quando Deus ‘veio ao povo em uma nuvem espessa’, conforme se diz em Êxodo 19:9? (IBB) Deus estava invisivelmente presente; o povo de Israel viu a evidência visível de sua presença, mas nenhum deles viu realmente a Deus com os próprios olhos. Portanto, também, quando Jesus disse que ele viria “em uma nuvem”, só podia significar que seria invisível aos olhos humanos, mas que pessoas na terra ficariam apercebidas de sua presença. Tais o ‘veriam’ com seus olhos mentais, discernindo o fato de que ele estava presente. (Para comentários adicionais, veja o tópico geral “Volta de Cristo”.)

É possível os cristãos serem levados para o céu com seus corpos físicos?

1 Cor. 15:50, IBB: “Digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.”

Será que a experiência do profeta Elias contradiz isso? De forma alguma. É preciso entender à luz do que Jesus expressou claramente séculos mais tarde: “Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.” (João 3:13, IBB) Embora Elias fosse visto quando “subiu ao céu num redemoinho”, isto não significa que ele foi para o domínio espiritual. Por que não? Porque se relata mais tarde a respeito dele que enviou uma carta de repreensão ao rei de Judá. (2 Reis 2:11, IBB; 2 Crô. 21:1, 12-15) Antes que os humanos inventassem aviões, Jeová usou ali seus próprios meios (um carro de fogo e um redemoinho) para elevar Elias do solo para o céu, onde os pássaros voam, a fim de transportá-lo para outro lugar. — Compare com Gênesis 1:6-8, 20.

Serão os fiéis cristãos talvez levados para o céu em secreto, por simplesmente desaparecerem da terra sem morrer?

Rom. 6:3-5, IBB: “Porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? . . . Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição.” (O que sucedeu no caso de Jesus estabelece a norma. Seus discípulos, assim como outros, sabiam que ele morrera. Ele não foi restabelecido à vida celestial senão depois de morrer e ressuscitar.)

1 Cor. 15:35, 36, 44, IBB: “Alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual.” (Portanto, a morte vem antes de alguém receber esse corpo espiritual, não é assim?)

Serão todos os fiéis cristãos levados milagrosamente da terra pelo Senhor antes da grande tribulação?

Mat. 24:21, 22: “Pois então haverá grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo. De fato, se não se abreviassem aqueles dias, nenhuma carne seria salva; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.” (Não se diz aqui que “os escolhidos” serão todos levados para o céu antes da grande tribulação, será que se diz? Antes, apresenta-se-lhes a perspectiva, junto com seus associados na carne, de sobreviverem na terra a essa grande tribulação.)

Rev. 7:9, 10, 14, IBB: “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. . . . 

Estes são os que vêm da grande tribulação.” (Para alguém ‘vir’ de algo precisa ter entrado ou estado nele. Portanto, esta grande multidão tem de ser pessoas que passam realmente pela grande tribulação e saem dela quais sobreviventes.) (Quanto a estarem na terra, veja as páginas 85, 86.)

Que proteção haverá para os verdadeiros cristãos durante a grande tribulação?
Rom. 10:13, IBB: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor [“Jeová”, NM] será salvo.”

Sof. 2:3, IBB: “Buscai ao Senhor [“Jeová”, NM, VB], vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” (Também Isaías 26:20.)

Serão levados todos os verdadeiros cristãos para o céu depois da grande tribulação?

Mat. 5:5, IBB: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”
Sal. 37:29, IBB: “Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Também os versículos 10, 11, 34 .)

1 Cor. 15:50, IBB: “Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus.”
Veja também o tópico geral “Céu”.

Por que são alguns cristãos levados para o céu para estarem com Cristo?
Rev. 20:6, IBB: “Serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.” (Visto que hão de reinar com Cristo, tem de haver pessoas sobre as quais reinarão. Quem são essas? Veja Mateus 5:5 e Salmo 37:29.)

Será que os que vão para o céu irão retornar à terra para viver para sempre no Paraíso aqui?

Pro. 2:21, IBB: “Os retos habitarão a terra [“morarão na terra”, NE], e os íntegros permanecerão nela.” (Note que o texto não diz que tais pessoas íntegras retornarão à terra, mas que permanecerão nela.)

1 Tes. 4:17, IBB: “E assim estaremos [os cristãos arrebatados para o céu] para sempre com o Senhor.”

Fonte: Estudo e pesquisa Bíblica

Arranjo: Jhero